Palestrantes

Internacionais

Presidente e membro do Conselho do World Federation For Hospital Sterilisation Scienses (WFHSS). Doutora em Farmácia pela Universidade de Lille II, na França. Cofundadora e membro do Conselho da Sociedade Francesa de Esterilização (SF2S). Especializada em Terapia Antibiótica pela Universidade de Lille, Boas práticas de higiene em infecções hospitalares pela Universidade de Paris Descartes (Paris V) e Estudos Internacionais de Esterilização pela Universidade de Lyon. Responsável pela gerência do Centro de Material e Esterilização do Hospital Universitário Regional de Lille e professora da Universidade de Lille. Palestrante internacional especialista em descontaminação e esterilização.

Nacionais

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e graduada em Enfermagem com habilitação médico-cirúrgica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERPUSP). Especialista em Acupuntura pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). Professora de Centro Cirúrgico e Saúde do Adulto do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisas em Saúde Baseada em Evidências e Estratégias de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Mestre em Curso de Mestrado do programa de pós-graduação pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), doutoranda do programa de pós-graduação EEUSP, docente convidada de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), coordenadora e docente da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS). Atua como coordenadora do Centro de Material e Esterilização (CME) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Acumula expertise em Enfermagem de Centro Cirúrgico, CME, Recuperação pós-Anestésica, Anestesia, Assistência Perioperatória, Posicionamento Cirúrgico e Calatonia.
Doutora e mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), com pós-doutorado pela Universidade de Leicester (Inglaterra). Professora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EE-USP, consultora ad hoc da CAPES, FAPESP e CNPq, bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) e líder do Grupo de Pesquisa “Controle de infecção relacionada a procedimentos assistenciais” do Centro de Material e Esterilização. Detém ampla experiência em pesquisa na área de Enfermagem, com foco em processamento de materiais (limpeza, desinfecção, esterilização, reuso de materiais de uso único e infecção hospitalar).
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especializado em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Doutorando pelo Programa de Enfermagem em Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). Atua como enfermeiro do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HUUSP) e como instrutor dos Cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATCN).