Submissões de Trabalhos

Em breve serão divulgados os resultados das avaliações, por gentileza aguarde, enviaremos o comunicado por email, e o mesmo também estará disponível no site.

Grande oportunidade de apresentar o seu trabalho

Confira o edital com os prazos!
Normas para envio dos trabalhos para o 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

PRAZOS

  1. Inscrição de trabalhos (Categoria Resumo e Categoria Artigo): submissão até 17 de maio de 2018, exclusivamente pelo site da SOBECC.
  2. Resultado da seleção: divulgação do aceite e forma de apresentação (e-Pôster ou oral) prevista para 28 de junho de 2018, no site da SOBECC. Estará disponível um Modelo de apresentação em Power Point, nesta data.
  3. Envio dos trabalhos aprovados na versão final a ser apresentada durante o evento: até 07 de agosto de 2018. O não envio até essa data implica em desclassificação automática.
  4. Data e horário das apresentações serão divulgados até 14 de agosto de 2018.  O autor que submeteu o trabalho receberá a data, o horário e o local para apresentação do e-Pôster e Categoria Oral pelo e-mail informado em sua inscrição.  
  5. O trabalho aprovado deverá ser apresentado durante o congresso pelos autores, sendo cinco (5) minutos para apresentação na forma de e-Pôster e (10) minutos para apresentação Oral.

Inscrição e autoria

1. Para apresentar um trabalho no 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito como participante do congresso.
Cada autor poderá enviar, no máximo, 5 (cinco) trabalhos. O número máximo de autores,  será de 6 (seis) por trabalho inscrito.
A inscrição do trabalho deverá ser feita por meio do envio do Resumo, exclusivamente pelo site da SOBECC. No momento da inscrição, o autor deverá selecionar sua preferência por modalidade de apresentação, ou seja, apresentação Oral ou e-Pôster. Após a avaliação da comissão de temas livres o trabalho poderá ser recusado ou aceito na categoria de escolha ou em outra, conforme julgamento desta Comissão.
Não serão aceitos inscrições de trabalhos via fax, Correios, mensagem eletrônica (e-mail), por portador ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.
Para inscrever o trabalho, o autor deverá acessar o sistema de inscrições e preencher um formulário padrão para submissão e registrar nome e CPF do autor principal.
Deverá selecionar a área de conhecimento do trabalho que poderá ser:
1.  Centro Cirúrgico
2. Recuperação Anestésica
3. Centro de Material e Esterilização
4.  Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.
Na sequência selecionará a classificação correspondente a metodologia empregada:

  1. Artigo original: resultado de pesquisa primária, como por exemplo, estudos descritivos-exploratórios, coorte, ensaios clínicos, transversais e etc, com aprovação ética e descrição  clara de objetivos, métodos e resultados, apresentando interface com a literatura científica nacional e internacional.
  2. Revisão integrativa, sistemática com ou sem meta-análise ou metassíntese: Estudos críticos, abrangentes e sistematizados de avaliação da literatura científica, com descrição minuciosa da pergunta de pesquisa, do processo de busca, critérios de seleção e classificação dos estudos primários incluídos.
  3. Estudo de casos ou Relato de experiência profissional: estudo de situação de interesse para a atuação de enfermeiros nas áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica, Centro de Material e Esterilização e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada para a avaliação da eficácia de um procedimento ou estratégia.

Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção e avaliação, não é permitido a inclusão de nome de autores e/ou da instituição no texto do resumo submetido. Estas informações deverão ser inseridas no formulário apropriado, conforme indicação do sistema de submissão.
Cada trabalho estará vinculado a uma (1) inscrição e ao CPF correspondente. Os trabalhos para serem avaliados pela Comissão de Temas Livres deverão submetidos como: Categoria e-Pôster ou Categoria Oral, porém ambos seguem as mesmas regras para confecção do resumo.

RESUMOS:

O resumo poderá ser inscrito nos idiomas português, inglês ou espanhol e deverá ser proveniente de trabalho inédito e estar descrito em até 550 palavras (não inclui referências).
Deverá conter os seguintes itens, da forma descrita abaixo:

  • Título: deve conter no máximo 12 palavras digitadas no software Word for Windows, fonte Arial 12 em negrito (somente a Primeira Letra da sentença em maiúscula, excetuando os nomes próprios);
  • Introdução: a importância do assunto deve ser destacada resumidamente;
  • Objetivos: expostos com clareza;
  • Método: expor resumidamente o método da pesquisa;
  • Resultados: indicar os de maior destaque;
  • Conclusões: indicar os principais resultados obtidos, em resposta aos objetivos propostos.
  • Palavras-chave: entre três e cinco extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis no endereço eletrônico www.decs.bvs.br. Se forem compostas, somente a primeira palavra deve estar em caixa alta e devem ser separadas uma das outras por ponto.
  • Referências: no máximo 3(três) em conformidade ao estilo Vancouver.
  • Endereço eletrônico

Observações: O título e o texto não devem conter quaisquer referências que possam identificar a origem do trabalho. Todos os autores devem concordar com o resumo enviado. Qualquer violação destas regras impede a comissão de classificação e, portanto, de assumir o resumo.

SELEÇÃO

A Comissão de Temas Livres será encarregada de uma seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados.

Somente serão enviados à Comissão de Avaliação os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste regulamento. Os trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

A Comissão de Avaliação fará a avaliação dos trabalhos submetidos na Categoria e-pôster e Oral, considerando o escopo do Congresso, além do conteúdo técnico e metodológico.